Super Nintendo


O começo de tudo se deu quando a NEC Corporation resolveu competir com o famoso NINTENDO INTERTAINIMENT SYSTEM (NES), conhecido aqui no Brasil como Nintendinho, lançando o console TurboGrafx-16 em outubro de 1987 juntamente com Hudson Soft. Com a semelhança entre os consoles em possuir processadores de 16-bits, avançados quando comparados ao NINTENDINHO, a Nintendo decidiu unir forças para lançar esse novo console com um sistema mais pesado, sendo assim batizado como Super Nintendo.


Esses consoles foram laçados ao fim de 1990 no Japão, nos EUA em novembro de 91 e na Europa em 92, e finalmente no Brasil em meados de Outubro de 1993 quando a Playtronic (parceria entre Estrela e Gradiente), representante oficial da Nintendo no Brasil, lançou o console.



As versões do Super Nintendo possuem o encaixe para cartucho na parte superior, embora o formato deles sejam diferentes para se adequar a formatos distintos de cartucho. O conector possui 62, 36 encaixes, entretanto muitos cartuchos utilizam apenas os 46 centrais.
Todas as versões do Super NES são cinzas. A versão original norte-americana possui dois interruptores roxos e um botão cinza-médio para ejetar cartuchos. As versões européias e japonesa são mais arredondadas, com botões e teclas rosa-choque. O norte-americano SNES 2 e o japonês Super Famicom Jr. são, ambos, menores e com contorno arredondado. Entretanto, os botões do SNES 2 são roxos enquanto os do Super Famicom Jr.

Super Nintendo AMERICANO
Super FAMICOM
O formato básico do controle incluía um direcional digital, 4 botões em cruz (A, B, X e Y), 2 botões na parte superior (R e L) e 2 botões ao centro (START e SELECT). Foi o primeiro controle a trazer "botões de ombro" nas bordas, chamados L e R (L''eft e R''ight - Esquerda e Direita) Veja na imagem 2. Geralmente são usados para movimentar a câmera de jogo, mas também possuem outras funções dependendo do jogo em questão. Todos os consoles seguintes copiaram esses botões.

Havia também uma peculiaridade nos botões em cruz. Os superiores (dado a inclinação da cruz), Y e X, possuíam formato côncavo, enquanto os inferiores convexo. Tal formato tornava a jogabilidade mais prazerosa em jogos como Super Mario World e Donkey Kong Country, em que o botão superior Y ficava permanentemente pressionado para dar velocidade, e o botão inferior era usado simultaneamente para outras funções.



Super Nintendo Baby

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em minha opinião o console mais bonito lançado foi o Super Nintendo Baby, ele é ‘moderninho’ pra época, com conexões mais sofisticadas, além de ser um console ‘arredondado’, pequeno e rústico. 




Texto: João Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário